segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Primavera dos anos 80 também se deu na música, narra livro "Companheiro Praiano"

     Efervescência também ocorre na música. Novos talentos explodem. O pernambucano Alceu Valença, que se havia iniciado no final da década de 70, consagra-se nos anos 80. Uma de suas músicas, Anunciação, parece prever novos tempos: Tu vens, tu vens/Eu já escuto os teus sinais...
    O baiano Gilberto Gil, preso pelo regime militar em 1969, com o amigo, parceiro e conterrâneo Caetano Veloso, ainda dá mostra de receios de fantasmas do passado ainda recente e externa maus presságios na composição Extra (1983): Abra-se, cadabra-se o temor /Eu, tu e todos no mundo/No fundo, tememos por nosso futuro/ ET e todos os santos, valei-nos/ Livrai-nos desse tempo escuro.
   No mesmo ano, a paraibana Elba Ramalho parece despreocupada e canta: Eu quero um banho de cheiro/Eu quero um banho de lua/Eu quero navegar...

     Em 1982 surge o primeiro LP da banda Barão Vermelho. O destaque é o vocalista Cazuza, que se consagraria depois como cantor e compositor símbolo dos anos 80. A moça de sorriso maroto Cássia Eller inicia sua carreira em 1981, mas só viria a atingir o patamar da fama na década de 90. O cearense Fagner, já famoso, lança, em 1979, o álbum Beleza, com Noturno, música-tema da novela Coração Alado, da Rede Globo, levada ao ar de 1980 a 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário