terça-feira, 14 de janeiro de 2014

José Airton: forte oposição como vereador em Aracati e Fortaleza

O livro "Companheiro Praiano" aborda a atuação política de José Airton Cirilo como vereador pelos municípios de Aracati e Fortaleza. Separados por 18 anos, os mandatos tiveram algo em comum: a oposição aos então prefeitos Abelardo Costa Lima Filho (PDS) e Juraci Magalhães (PMDB), respectivamente.
No primeiro mandato, para o qual foi eleito em 1982, José Airton pertencia aos quadros do PMDB. Fez acirrada oposição à gestão aracatiense, acompanhado dos também peemedebistas José Evaldo da Silva, Irani Joventino, Antonio Simões Gondim e José Aureliano de Castro (Didico Caminhão).
Foi em seu primeiro mandato, como vereador, que José Airton e aliados desenvolveram a campanha que resultou na emancipação política do então distrito de Icapuí, que em 1984 se tornou município, desmembrando-se de Aracati. O mandato o projetou como candidato a prefeito de Icapuí, sendo eleito em 1985.
Dezoito anos após vencer sua primeira eleição, José Airton conquistou, em 2000, uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre seus colegas de bancada oposicionista, estavam nomes como Luizianne Lins, Nelson Martins, José Maria Pontes, Heitor Férrer e Lula Morais. Os parlamentares faziam intensa oposição ao prefeito Juraci Magalhães, que iniciava seu terceiro e último mandato.
"Companheiro Praiano" trata das relações de José Airton com seus colegas vereadores em Aracati e Fortaleza, abordando episódios marcantes dos dois mandatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário