terça-feira, 6 de março de 2012

José Marcolino, o parceiro esquecido de Luiz Gonzaga

          O paraibano José Marcolino, ou Zé Marcolino, é o grande parceiro esquecido de Luiz Gonzaga. Todo  mundo fala em Humberto Teixeira e Zé Dantas. Poucos se lembram de Marcolino. No entanto, ele é tão bom, acho até melhor, do que os outros dois. Quem já ouviu Fazenda Cacimba Nova, Cantiga de Vem-Vem e Numa Sala de Reboco? São composições de Zé Marcolino, entre muitas outras. Era um grande poeta. Detalhe interessante: do trio - Humberto Teixeira, Zé Dantas e Zé Marcolino - o terceiro era o único que não tinha formação superior. Humberto Teixeira era advogado, Zé Dantas, médico. Marcolino era APENAS poeta. Outra curiosidade: suas composições eram as que tinham menos erros de português. Fazenda Cacimba Nova não tem nenhum erro!
          Por favor, não me interpretem mal. Não estou a dizer que Humberto Teixeira e Zé Dantas não sabiam escrever. Eles erravam de propósito, para imitar o linguajar do matuto nordestino: "inté" em vez de "até", "véve" em vez de "vive" , "muié" em vez de mulher. Acho que os dois até exageravam nos erros. Zé Marcolino era mais natural. "Errava" no momento certo.
          Marcolino era também o mais novo  dos três. Morreu precocemente, em  1987, aos 57 anos. Se vivo fosse, completaria 82 anos em 20 de setembro deste ano.
          Quero lembrar que sou cearense de Fortaleza. Não sou paraibano. Mas acho Zé Marcolino o melhor parceiro de Luiz Gonzaga, com todo o respeito e admiração por Humberto Teixeira (cearense) e Zé Dantas (pernambucano).

"Cantiga de Vem-Vem", letra de Zé Marcolino, cantada por Luiz Gonzaga

http://www.youtube.com/watch?v=hmkUISFwfPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário