segunda-feira, 5 de março de 2012

Fortaleza no "Pêndulo de Foucault"

                                                                    Umberto Eco

                                                                                                                   
Fortaleza é citada no livro O Pêndulo de Foucault, do escritor italiano Umberto Eco. Na página  210 do primeiro volume, publicado no Brasil pelas editoras Record/Altaya, na coleção  Mestres da Literatura Contemporânea, o personagem principal narra: "Eu tinha voltado do Brasil  sem saber  mais quem era. Estava agora  aproximando-me dos trinta anos. Naquela idade, meu pai já era pai, sabia quem era e onde vivia. Estivera distante do meu país, no  momento em  que nele aconteciam grandes fatos, e tinha vivido num universo cheio de absurdos, onde até  mesmo os acontecimentos italianos chegavam aureolados de lenda. Pouco  antes de deixar o outro  hemisfério, enquanto  concluía minha permanência aí concedendo-me uma viagem aérea sobre a Amazônia, caiu-me entre as mãos um jornal brasileiro, embarcado durante um pouso em Fortaleza. Na primeira página destaca-se a foto de alguém que eu conhecia, por tê-lo visto  tomando seus aperitivos anos e anos no Pilades. A legenda dizia: 'O homem que matou Moro''"

                   
                          Livro de Umberto Eco                           Aldo Moro, morto em 1978


Aldo Moro, primeiro-ministro italiano, democrata-cristão, foi assassinado em 9 de maio de 1978, pelo grupo ultra-esquerdista Brigadas Vermelhas.  Fala-se ainda hoje que a CIA teria interesse na morte de Aldo Moro, porque o líder político italiano, pouco antes do sequestro e assassinato,  estava a concluir acordo com os comunistas para formação de novo governo italiano. Algum infiltrado teria levado as Brigadas Vermelhas a praticar o  crime? A dúvida fica no ar...

















Nenhum comentário:

Postar um comentário