terça-feira, 31 de julho de 2012

Redes antissociais


 Com as eleições municipais de 2012, as redes sociais, tipo Facebook, Twitter e Orkut, entre outras, transformaram-se em verdadeiras redes antissociais, com eleitores engajados nas campanhas eleitorais a atacarem furiosamente os adversários, com muitas exceções, é claro.
          Alguns divulgam propostas dos postulantes aos cargos de prefeito e vereador, mostram fotos dos eventos e visitas dos políticos a vários locais. Até aí, tudo bem. Nada contra. Rede social é para isso, entre outras coisas. Eu não me incomodo em receber posts de candidatos que não apoio. Se ele, o candidato, for radical e raivosamente contra as minhas ideias, eu apenas apago o post, mas não bloqueio o (a) amigo (a) que o enviou. Uma provocaçãozinha, de vez em quando, é até salutar, mas quando os ataques são constantes – e alguns deles de gosto duvidoso – passo a indagar o porquê de tanta indignação.
          Exemplo concreto, contudo, chamou-me a atenção nessa “guerra virtual” no Facebook, de maneira mais específica, porque partiu de pessoa que conheço desde a infância/pré-adolescência – tempos da escola da professora Jarina, perto da Igreja dos Navegantes, no Jacarecanga, em Fortaleza – e, depois, no movimento estudantil – por quem tenho admiração, estima e respeito. Trata-se do professor João Arruda Pontes, do Curso de Ciências Sociais da UFC, estudioso da Guerra de Canudos (tem livros publicados), ex-pró-Reitor de Assuntos Estudantis e atual diretor da Casa de José de Alencar.
          Não é que João Arruda faz, há cerca de um ano, ataques sistemáticos pelo Facebook à prefeita Luizianne Lins, extensivos, desde que se começou a falar em sucessão municipal ao pré-candidato dela à Prefeitura, inicialmenteWaldemir Catanho e, depois, ao candidato Elmano Freitas.
          Quem sou eu para cercear a liberdade de opinião de ninguém! João Arruda tem o direito de apoiar e atacar quem ele quiser. Até o “cão”, para utilizar expressão de Luizianne Lins. O problema é que os ataques (tentei contar, mas desisti, são muitos!) estão a prejudicar a imagem dele, João Arruda, um intelectual que, devido a essa condição, deveria ter  outra postura.
          Só lembrando: não voto em Elmano Freitas. Voto em Inácio Arruda (PCdoB).
       
          

2 comentários:

  1. Via Facebook recebo este comentário do odontólogo e professor Galba Gomes:

    "Paulo Verlaine, li teu comentário sobre postura política de nosso amigo em comum. com o qual comungo e acho contraproducente em todos os sentidos".

    ResponderExcluir